PREFEITURA DO RIO LANÇA LICITAÇÃO DE CONCESSÃO DO MOBILIÁRIO URBANO DA CIDADE

• PREFEITURA DO RIO LANÇA LICITAÇÃO DE CONCESSÃO DO MOBILIÁRIO URBANO DA CIDADE
Publicado em 16/05/2024 - 15:41  |  Atualizado em 27/05/2024 - 12:31

Cidade vai aumentar em 82% a quantidade de abrigos de ônibus e ganha novidades como sistema de segurança nos pontos de ônibus e sensores de umidade nos relógios

A Prefeitura do Rio publicou nesta sexta-feira (24/05) o edital de licitação da concessão do mobiliário urbano da cidade. Serão quatro lotes lançados simultaneamente com investimento total de R$ 500 milhões ao longo de 20 anos. Na soma dos quatro contratos, o Município receberá uma outorga fixa com valor mínimo de cerca de R$ 644 milhões e uma variável sobre 5% do faturamento bruto. O primeiro lote contempla abrigos de ônibus e painéis de publicidade; o segundo reúne relógios digitais; o terceiro é focado nas telas publicitárias do sistema de bicicletas compartilhadas do Bike Rio; e no quarto estão as estações e terminais do sistema de BRT. Cada lote poderá ter um vencedor diferente. Uma mesma empresa também pode vencer mais de um lote. A entrega das propostas está marcada para o dia 28/06 na B3, a bolsa de valores de São Paulo. O leilão será no dia 03/07 quando as empresas fazem seus lances e é anunciado o resultado da licitação, também na B3, em São Paulo.

Com a nova concessão, o Rio ganha mais de 1.800 novos abrigos de ônibus e mais 202 novos relógios, além da reforma dos equipamentos existentes. Duas novidades também estão previstas no novo contrato: 20% dos abrigos de ônibus contarão com um sistema de segurança com câmeras e um botão para ser acionado em caso de emergência e 30% dos relógios digitais deverão ter medidores de umidade instalados. A medição de umidade em pontos espalhados do Município auxilia a ter uma definição da sensação térmica mais precisa.

Como medida para aumentar a sensação de segurança da população, os botões instalados para situações de emergência alertam uma equipe no Centro de Controle da empresa que analisará as imagens em tempo real das câmeras de segurança e, caso seja identificada a necessidade, as forças de segurança serão acionadas imediatamente para o local. Sistema parecido já opera em cidades como São Paulo e o próprio Rio de Janeiro, em paradas estratégicas do VLT no Centro.

Concessão do Mobiliário Urbano Carioca: Lote a Lote

Lote 1: Abrigos de Ônibus e MUPIs

O Lote 1 tem investimento estimado em R$380 milhões ao longo dos 20 anos de contrato. A outorga fixa mínima será de R$421 milhões e uma variável sobre 5% do faturamento bruto. A empresa vencedora deverá instalar 1.810 novos abrigos de ônibus na cidade, além de reformar os 2.190 já existentes. A cidade terá um acréscimo de 82% no número de abrigos, chegando a 4 mil unidades em todo o Município. Além disso, neste lote também estão incluídos os 384 “MUPIs” (telas publicitárias). Serão instalados outros 121, totalizando 505 telas. Os abrigos de ônibus ganham duas novidades: em 20% deles serão instaladas câmeras de segurança e um botão para acionamento em caso de alguma emergência; e telas informativas com previsão de chegada dos ônibus.

Lote 2: Relógios Eletrônicos Digitais

O Lote 2 tem investimento estimado em R$70 milhões ao longo dos 20 anos de contrato. A outorga fixa mínima será de R$66,5 milhões e uma variável sobre 5% do faturamento bruto. Os 398 relógios eletrônicos existentes serão reformados. A novidade é a instalação de sensores de umidade, direção e velocidade do vento em 30% deles espalhados pela cidade. Isso garante uma medição da sensação térmica no Município mais precisa.

Lote 3: Estações Bike Rio

O Lote 3 tem investimento estimado em R$5,5 milhões ao longo dos 20 anos de contrato. A outorga fixa mínima será de R$89,4 milhões e uma variável sobre 5% do faturamento bruto. Este lote foca na exploração publicitária nas estações do sistema de bicicletas compartilhadas do Bike Rio. No mínimo 30% das 310 estações devem possuir telas 100% digitais.

Lote 4: Estações e Terminais de BRT

O Lote 4 tem investimento estimado em R$4,5 milhões ao longo dos 20 anos de contrato. A outorga fixa mínima será de R$66,7 milhões e uma variável sobre 5% do faturamento bruto. A empresa vencedora deverá operar as telas publicitárias nas 138 estações e em 12 terminais operados pela Mobi-Rio dos sistemas de BRT Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil.

A Secretaria Municipal de Coordenação Governamental (SMCG) é o órgão da Prefeitura do Rio responsável pela coordenação do trabalho interdisciplinar em diversas áreas em que projetos envolvem mais de uma secretaria. Além disso, concentra projetos estratégicos para o Município, além de coordenar a atuação da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), empresa da Prefeitura responsável pelas Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) da cidade.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Afonso Cavalcanti, 455, 13º andar
    Cidade Nova, Rio de Janeiro/RJ CEP: 20211-110
    Tel. (21) 2976-3438

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

(e-mail exclusivo para a imprensa)

imprensa@ccpar.com.br

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma Cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio